Avançar para o conteúdo principal

Conceitos de Design


Para se fazer um bom design é necessário conhecer muito bem o produto que se está a trabalhar, dominar técnicas e ter bom senso para aplicar o seu conhecimento na hora de expressar as suas ideias. Um bom designer deve saber escutar, observar e destacar coisas que pessoas comuns não percebem, deve procurar expressar suas ideias através de formas e cores, a fim de mostrar o óbvio sem ser óbvio.

Abaixo, mostro alguns conceitos de Designers famosos:

  •  ICSID, 1958
Projectar a forma significa coordenar, integrar e articular todos aqueles factores que, de uma maneira ou de outra, participam no processo constitutivo da forma do produto (...) Isto refere-se tanto a factores relativos ao uso, fruição e consumo individual ou social do produto (factores funcionais, simbólicos ou culturais) quanto aos que se referem à sua produção (factores técnico-económicos, técnico-construtivos, técnico-sistemáticos, técnico-produtivos e técnico-distributivos)


  • Tomás Maldonado, 1961
Design é uma actividade projetual que consiste em determinar as propriedades formais dos objectos a serem produzidos industrialmente. Por propriedades formais entende-se não só as características exteriores, mas, sobretudo, as relações estruturais e funcionais que dão coerência a um objecto tanto do ponto de vista do produtor quanto do usuário. 

  • Gillo Dorfles, 1963
O que se exige para poder considerar que um objecto pertence ao desenho industrial é: 

  1. a sua fabricação em série; 
  2. a sua produção mecânica, 
  3. e a presença nele de um quociente estético, 
devido ao fato de ter sido inicialmente projectado e não a uma sucessiva intervenção manual. Eis porque razão não é lícito pensar em desenho industrial em relação aos objectos pertencentes a épocas anteriores à revolução industrial, (...) em cuja base existe sempre um momento de projecto, de criação pelo desenho, e um momento repetitivo de produção mecanizada e em série.

  • Bernd Löbach, 1976
Design é o processo de adaptação do entorno objectivo às necessidades físicas e psíquicas dos indivíduos da sociedade. (...) Design de produto é o processo de adaptação de produtos de uso de fabricação industrial às necessidades físicas e psíquicas dos usuários e grupos de usuários.

  • Gui Bonsiepe, 1982
O Design industrial é uma actividade projetual, responsável pela determinação das características funcionais, estruturais e estético-formais de um produto, ou sistemas de produtos, para fabricação em série. É parte integrante de uma actividade mais ampla denominada desenvolvimento de produtos. Sua maior contribuição está na melhoria da qualidade de uso e da qualidade estética de um produto, compatibilizando exigências técnico-funcionais com restrições de ordem técnico-económicas. 

  • Philip Kotler, 1989
Design é a tentativa de conjugar a satisfação do cliente com o lucro da empresa, combinando de maneira inovadora os cinco principais componentes do design: performance, qualidade, durabilidade, aparência e custo. O domínio do design não se limita aos produtos, mas inclui também sistemas que determinam a identidade pública da empresa (design gráfico, embalagens, publicidade, arquitetura, decoração de interiores das fábricas e dos pontos de vendas).

  • Gui Bonsiepe, 1992
O design é o domínio no qual se estrutura a interacção entre usuário e produto, para facilitar acções efectivas. Design industrial é essencialmente design de interfaces. 

  • ICSID, 2000
Design é uma actividade criativa cujo propósito é estabelecer as qualidades multi-facetadas de objectos, processos, serviços e seus sistemas de ciclos de vida. Assim, design é o factor central da humanização inovadora das tecnologias e o factor crucial das trocas económicas e culturais. (...) Design trata de produtos, serviços e sistemas concebidos através de ferramentas, organizações e da lógica introduzidas pela industrialização – não somente quando são produzidos em série.

  • Icograda, 2001
Design gráfico é uma actividade intelectual, técnica e criativa concernente não somente à produção de imagens, mas à análise, organização e métodos de apresentação de soluções visuais para problemas de comunicação. Informação e comunicação são as bases de um modo de vida global interdependente, seja na esfera dos negócios, cultural ou social. Ao designer gráfico cabe a tarefa de fornecer respostas aos problemas de comunicação de todo tipo em todos os sectores da sociedade. 

DESIGN É ARTE, CIÊNCIA OU TECNOLOGIA? 


  • (Design-Ciência) 

Design não é e nem será uma ciência. Houve muita inserção de teorias e de um desenvolvimento metodológico acentuado especialmente durante a década de 60. A tendência dessas contribuições (Teoria dos conjuntos, Teoria dos Sistemas, Teoria da Informação, Teoria da Tomada de Decisões, métodos da ergonomia psicanálise e da psicologia) era a de separar o Design da esfera das artes de aproximá-lo da ciência, aperfeiçoar as actividades e de conferir-lhe maior rigor técnico e metodológico.


  • (Design-Arte)

 Design não é e nem será arte. Não há justificativa para uma interpretação do design como uma actividade artística, supostamente intuitiva. A arte, através de seus arquétipos há muito hegemónicos (pintura, escultura, desenho etc.), não é a única possibilidade da experiência estética. O mundo do design está ligado ao da estética, mas não necessariamente ao da arte.(Gui Bonsiepe)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Inspiração: Design Industrial AJORÍ

O objectivo do design industrial é criar produtos melhores em termos de função e forma. O processo criativo é focado em ter a melhor solução de um modo holístico, pensando em tudo, desde os materiais até a produção, a embalagem e o uso. AJORÍ é um óptimo exemplo do mix de design industrial com artes e artesanato, uma tendência que vem crescendo muito. No post de hoje vou mostrar para vocês um óptimo exemplo de processo criativo por trás de produtos, vamos mostrar o projecto Ajorí.  Rascunhos "Nós observamos, descascamos e cortamos vários dentes de alho roxo. Ficamos impressionados com a elegância das linhas que definem a forma de cada dente, a textura peculiar da pele, a diversidade das formas. Assim, com esse formato em mente, apareceu na frente de nossos olhos uma bandeja com vários containers. Entre as diversas formas de design que gostaríamos de propor, esse estava se mostrando com a total clareza e funcional...

Estudante de design resolve problema dos guarda-chuvas destruídos em dias ventosos

Já lhe aconteceu a si, ou já viu alguém que num dia de chuva e vento simplesmente fica com o guarda-chuva do avesso e as varetas partidas, não restando outra alternativa senão depositá-lo no contentor do lixo mais próximo. A solução inventiva, com seis partes, passou pela utilização de folhas de aço dobráveis. O invento lembra a tecnologia atualmente utilizada no fabrico das pequenas tendas de campismo, mas o resultado parece convincente, pela simplicidade e robustez da estrutura, apesar do formato estranho.Mas, ainda com recurso às folhas de aço - semelhantes às dos tradicionais rolos de fita métrica (usados na construção civil e em carpintaria) –, Rodrigo Garcia Gonzalez, outro jovem estudante da mesma escola de artes, concebeu uma esfregona também dobrável.Ao contrário das tradicionais, esta criação tem a vantagem de poder ser guardada em pequenos espaços, como uma gaveta ou um pequeno armário, ao invés de ficar pendurada numa parede, atrás de uma porta ou no próprio balde na...

O Começo...

Olá  O meu nome é Lara Moreira, sou estudante do curso de Design e recentemente, no âmbito da disciplina de Computação Multimédia e Interactividade, foi-me pedido elaborar um Diário Digital. Como tal, criei este blogue sobre algo que em certa parte me identifica, pois ao longo Curso de Design eu senti dificuldade em ultrapassar este obstáculo. Por isso para ajudar e incentivar todos aqueles que em qualquer projecto de Design, sentem dificuldades em encontrar um conceito/ palavra chave , este blogue tem como objectivo servir de incentivo e inspiração para futuros e actuais designers. Deste modo blogue mostra dicas, ideias e metodologias como forma de solucionar um problema para muitos que é: O CONCEITO.