Avançar para o conteúdo principal

10 promessas que todos os designers deveriam fazer para 2013



Começo de ano, altura de promessas. “Emagrecer tantos quilos”, “Não brigar com aquela pessoa”, e por aí vai. Para essas criaturas quase humanas, chamadas designers, não poderia ser diferente, não é?
Sendo assim, confira 10 promessas que todos os designers deveriam fazer para este ano que começou:

1)Terminar todos os projectos na data prevista.

Um atraso pode acontecer, mas seria melhor evitá-lo, certo? Para isso, ter um controle de todos os serviços que entram, com as respectivas datas de entrega e dividir cada projecto em etapas facilitaria o trabalho.

2) Não brigar com clientes.

Ok, tá certo. Como em todos os ramos, existem clientes folgados. Mas não custa nada contar até 10 e tentar resolver as desavenças sem as desinteligências que podem acontecer entre cliente e prestador de serviços. Que a paz seja seu novo mantra.

3) Sempre cobrar um preço justo pelo serviço.

Nada pior do que sentir que cobrou muito pouco pelo serviço oferecido. Talvez a pressa de fechar um contrato lhe obrigou a diminuir muito o preço final, fazendo com que você “pagasse para trabalhar”. Estabeleça sempre um valor mínimo para cada serviço que ofertar. E se baseie nele.

4) Aprender a dizer (e a ouvir) “não”.

Posso, sim, claro, sem problemas. Palavras como essas podem ser educadas, mas podem meter o designer numa fria. Saiba seus limites, diga “não” quando necessário. E saiba também se comportar ao ouvir a palavrinha de três letras.

5) Tentar recuperar a criatividade rapidamente quando ela for embora.

Se no ano passado você teve problemas com falta de criatividade, comece desde já a treinar dicas de como restabelecer o tão valioso combustível do profissional criativo.

6) Cuidar mais da saúde (lê-se “coluna, olhos e tendões”).

Essas três coisas (coluna, olhos e tendões) estão entre as primeiras que mais sofrem em profissionais que passam grande parte do dia sentados, olhando para a tela de um computador. Talvez seja o momento de investir em uma cadeira ergonômica. Se a grana estiver curta, fazer pequenas pausas no expediente e dar uma caminhada não custa nada.

7) Investir mais em conhecimento.

Nunca se gasta dinheiro com conhecimento. Investe-se. Afinal, não há bem mais precioso do que este. Se você é “mão-de-vaca” tente juntar um pouco de grana por mês e a cada três ou seis meses fazer um curso livre, de curta duração. O bolso pode sofrer um pouco, mas o cérebro agradece.

8) Não esquecer de sempre salvar o trabalho.

Ah, o tão temido “puts, esqueci de salvar!” que atormenta designers no mundo inteiro. Se você sofre com isso, trabalhe a mente para nunca se esquecer desse detalhe importante. Até mesmo colocar um aviso (como um post-it) no monitor serve de ajuda.

9) Não adiar.

O velho chavão “nunca deixe para amanhã o que você pode fazer hoje” nunca foi tão verdadeiro. o adeamento é um das maiores inimigos de profissionais de criação.

10) Nunca deixar de se actualizar.

Por fim, não deixe que a preguiça o impeça de buscar sempre actualização. Manter contacto com outros profissionais, visitar blogs, fóruns, fazer cursos e comprar revistas sobre determinados assuntos relacionados à área servem de ajuda para apertar o “F5″ cerebral.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Inspiração: Design Industrial AJORÍ

O objectivo do design industrial é criar produtos melhores em termos de função e forma. O processo criativo é focado em ter a melhor solução de um modo holístico, pensando em tudo, desde os materiais até a produção, a embalagem e o uso. AJORÍ é um óptimo exemplo do mix de design industrial com artes e artesanato, uma tendência que vem crescendo muito. No post de hoje vou mostrar para vocês um óptimo exemplo de processo criativo por trás de produtos, vamos mostrar o projecto Ajorí.  Rascunhos "Nós observamos, descascamos e cortamos vários dentes de alho roxo. Ficamos impressionados com a elegância das linhas que definem a forma de cada dente, a textura peculiar da pele, a diversidade das formas. Assim, com esse formato em mente, apareceu na frente de nossos olhos uma bandeja com vários containers. Entre as diversas formas de design que gostaríamos de propor, esse estava se mostrando com a total clareza e funcional...

Estudante de design resolve problema dos guarda-chuvas destruídos em dias ventosos

Já lhe aconteceu a si, ou já viu alguém que num dia de chuva e vento simplesmente fica com o guarda-chuva do avesso e as varetas partidas, não restando outra alternativa senão depositá-lo no contentor do lixo mais próximo. A solução inventiva, com seis partes, passou pela utilização de folhas de aço dobráveis. O invento lembra a tecnologia atualmente utilizada no fabrico das pequenas tendas de campismo, mas o resultado parece convincente, pela simplicidade e robustez da estrutura, apesar do formato estranho.Mas, ainda com recurso às folhas de aço - semelhantes às dos tradicionais rolos de fita métrica (usados na construção civil e em carpintaria) –, Rodrigo Garcia Gonzalez, outro jovem estudante da mesma escola de artes, concebeu uma esfregona também dobrável.Ao contrário das tradicionais, esta criação tem a vantagem de poder ser guardada em pequenos espaços, como uma gaveta ou um pequeno armário, ao invés de ficar pendurada numa parede, atrás de uma porta ou no próprio balde na...

O Começo...

Olá  O meu nome é Lara Moreira, sou estudante do curso de Design e recentemente, no âmbito da disciplina de Computação Multimédia e Interactividade, foi-me pedido elaborar um Diário Digital. Como tal, criei este blogue sobre algo que em certa parte me identifica, pois ao longo Curso de Design eu senti dificuldade em ultrapassar este obstáculo. Por isso para ajudar e incentivar todos aqueles que em qualquer projecto de Design, sentem dificuldades em encontrar um conceito/ palavra chave , este blogue tem como objectivo servir de incentivo e inspiração para futuros e actuais designers. Deste modo blogue mostra dicas, ideias e metodologias como forma de solucionar um problema para muitos que é: O CONCEITO.