Avançar para o conteúdo principal

Empresa lusa obtém prémio internacional


Design: Empresa lusa obtém prémio internacional

Este ano, o concurso Red Dot Product Design recebeu 4.662 candidaturas vindas de 54 países
A Rodi Sinks & Ideas, empresa portuguesa especializada na produção de lava-louças, acaba de conquistar um dos mais importantes prémios de Design do mundo: o Red Dot Product Design Award 2013, na categoria Cozinhas.

Em comunicado enviado ao Boas Notícias, a empresa explica que o prémio foi "atribuído ao lava-louça Rodi ART que se apresenta com uma forma simples mas robusta, evidenciada pela sua altura de aba, causando  impacto pelo seu aspeto majestoso que lhe confere uma personalidade forte e imponente".

O lavatório é totalmente produzido em aço inoxidável escovado e aposta num design de linhas retas e minimalistas. O equipamento complementa-se com uma válvula e anti inundação retangulares, de design exclusivo Rodi, que seguem as mesmas linhas minimalistas do lava-louça onde são aplicados.

Segundo o mesmo comunicado, as linhas são "inspiradas na natureza e na maneira como a água flui, harmoniosamente, de uma cascata. Tal como numa cascata, a água que cai em cima deste escorredor é levada a fluir, suavemente, pela inclinação existente no aço inox sendo, posteriormente, completamente drenada pela cuba".

A capacidade inovadora da Rodi - que também é conhecida pelaprodução de aros para bicicletas - impressionou um júri composto por 37 especialistas do “Red Dot Award: Product design 2013”. Na competição deste ano, o concurso recebeu 4.662 candidaturas vindas de 54 países e que concorreram a 19 categorias distintas.

Os vencedores do concurso têm a possibilidade de ser expostos no museu de design do Red Dot (Design Zentrum Nordrhein Westfalen), na Alemanha, uma das mais prestigiadas instituições de design da Europa.
http://boasnoticias.clix.pt/noticias_Design-Empresa-lusa-obtém-prémio-internacional_15000.html

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Inspiração: Design Industrial AJORÍ

O objectivo do design industrial é criar produtos melhores em termos de função e forma. O processo criativo é focado em ter a melhor solução de um modo holístico, pensando em tudo, desde os materiais até a produção, a embalagem e o uso. AJORÍ é um óptimo exemplo do mix de design industrial com artes e artesanato, uma tendência que vem crescendo muito. No post de hoje vou mostrar para vocês um óptimo exemplo de processo criativo por trás de produtos, vamos mostrar o projecto Ajorí.  Rascunhos "Nós observamos, descascamos e cortamos vários dentes de alho roxo. Ficamos impressionados com a elegância das linhas que definem a forma de cada dente, a textura peculiar da pele, a diversidade das formas. Assim, com esse formato em mente, apareceu na frente de nossos olhos uma bandeja com vários containers. Entre as diversas formas de design que gostaríamos de propor, esse estava se mostrando com a total clareza e funcionalidade que estávamos procurando: um galheteiro em forma

Novo Conceito: Ketchup Presser

Hum mm, nada melhor do que uma batatinha frita crocante com bastante ketchup no McDonald's! O drama, entretanto, começa quando: tentamos abrir a maldita embalagem do ketchup e não conseguimos tirar todo o ketchup da embalagem e colocamos o ketchup no papel da bandeja, local não muito higiénico com vestígios de tinta de impressão que pode ser tóxica. É impressionante como uma embalagem tão simples doo ketchup pode tornar-se tão complicada Já vimos como a Heinz solucionou alguns dos problemas envolvendo o condimento, e agora os designers Hwandong Lee, Myung Gyu Kim, Nari Lee & Taeno Yoon desenharam uma nova solução, o Ketchup Presser! Neste caso, a embalagem do ketchup é a mesma, sendo dificil existir uma solução para ela, mas no entanto  a embalagem das deliciosas batatinhas tem um vão para poder apertar e retirar todo o conteúdo do ketchup e um espaço especialmente reservado para o condimento de tomate. Ora vejam: Yanko Design http://chocoladesign.c

Jovens portugueses ganham concurso internacional de design

Dupla de jovens portugueses vence concurso internacional de design, mas receia não ter oportunidades de emprego em Portugal. Lembram-se de na primária passarem mais tempo a desenhar do que a prestar atenção às aulas. Hoje, com 22 e 26 anos, Catarina Almeida Santos e João Pereira são os únicos portugueses vencedores do InteriorDeck Award, um concurso internacional para estudantes de design. "Ambos tínhamos competências para concorrer, a Catarina na categoria de ambientes e eu na do design industrial. Optámos por formar uma equipa, começar a esboçar, pensar nalgumas ideias e criar o projeto, mas não com a mentalidade de ‘vamos ganhar e ter aquele prémio'", conta ao Correio da Manhã João Pereira, estudante no IADE (Instituto de Arte, Design e Empresa), onde tem como colega Catarina Almeida Santos. Ambos frequentam ali mestrado, sendo que também ambos se licenciaram nesta casa académica. Tinham de desenhar um chalé para alguém que gostasse de passar férias no calmo ambiente