Avançar para o conteúdo principal

Criatividade é a principal ferramenta de trabalho do profissional de design gráfico


A criatividade é, certamente, o principal instrumento de trabalho dos designers e profissionais de comunicação. Esta é a conclusão a que se pode chegar ao analisar as atribuições destes profissionais, uma vez que o quotidiano é muito dinâmico e o trabalho deverá ser desenvolvido de modo a filtrar ideias, sugestões e conceitos contidos nas solicitações. “São em momentos assim que a capacidade criativa é ressaltada como um fator crucial separador de um trabalho comum de outro excepcional”, avalia Priscila Driessen,

Espera-se dos profissionais desta área soluções viáveis e inovadoras para determinados problemas. “Estimular frequentemente a criatividade é uma forma de encontrar ferramentas ideais para solucioná-los. Muitas vezes, simples medidas produzem grandes resultados. É questão de adaptá-las à forma de trabalho, além de criar processos e técnicas para alimentar a criatividade. Assim, ela surgirá naturalmente”

Dicas para os profissionais que estão a chegar ao mercado de trabalho:


  • Anotações

Um bloco ou caderno e caneta são ótimos para organizar ideias. O profissional, assim, poderá fazer desenhos representativos, pontuar os problemas e soluções mais urgentes, juntar cores, combinações e layouts. Este hábito simplista pode ser a salvação daqueles momentos de défice criativo.


  • Lúdico

Ás vezes, o lazer pode representar a ocasião mais produtiva da mente. Dedicar-se a algum hobby, praticar desporto, sair com amigos e conhecer pessoas também são importantes para ajudar a abrir a mente a dar luz ao que você precisa.


  • Informação

Uma mente não é criativa se não estiver bem informada. O bom profissional deve adotar leituras variadas, não necessariamente voltadas para a área, mas ter boas fontes de pesquisa, compartilhar ideias e trocar informações com os colegas, além de ser bastante observador.


  • Tentativa e erro

As primeiras ideias podem parecer boas. No entanto, recorrer ao que vem ao pensamento em um primeiro momento, às vezes, é uma medida que pode resultar em um trabalho previsível e pouco satisfatório. Por mais desconfortável que possa parecer, o novo sempre deve ser experimentado quando as oportunidades surgirem. Neste caso, ser inovador também é um diferencial bastante positivo.
 http://www.paranashop.com.br

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Inspiração: Design Industrial AJORÍ

O objectivo do design industrial é criar produtos melhores em termos de função e forma. O processo criativo é focado em ter a melhor solução de um modo holístico, pensando em tudo, desde os materiais até a produção, a embalagem e o uso. AJORÍ é um óptimo exemplo do mix de design industrial com artes e artesanato, uma tendência que vem crescendo muito. No post de hoje vou mostrar para vocês um óptimo exemplo de processo criativo por trás de produtos, vamos mostrar o projecto Ajorí.  Rascunhos "Nós observamos, descascamos e cortamos vários dentes de alho roxo. Ficamos impressionados com a elegância das linhas que definem a forma de cada dente, a textura peculiar da pele, a diversidade das formas. Assim, com esse formato em mente, apareceu na frente de nossos olhos uma bandeja com vários containers. Entre as diversas formas de design que gostaríamos de propor, esse estava se mostrando com a total clareza e funcionalidade que estávamos procurando: um galheteiro em forma

Novo Conceito: Ketchup Presser

Hum mm, nada melhor do que uma batatinha frita crocante com bastante ketchup no McDonald's! O drama, entretanto, começa quando: tentamos abrir a maldita embalagem do ketchup e não conseguimos tirar todo o ketchup da embalagem e colocamos o ketchup no papel da bandeja, local não muito higiénico com vestígios de tinta de impressão que pode ser tóxica. É impressionante como uma embalagem tão simples doo ketchup pode tornar-se tão complicada Já vimos como a Heinz solucionou alguns dos problemas envolvendo o condimento, e agora os designers Hwandong Lee, Myung Gyu Kim, Nari Lee & Taeno Yoon desenharam uma nova solução, o Ketchup Presser! Neste caso, a embalagem do ketchup é a mesma, sendo dificil existir uma solução para ela, mas no entanto  a embalagem das deliciosas batatinhas tem um vão para poder apertar e retirar todo o conteúdo do ketchup e um espaço especialmente reservado para o condimento de tomate. Ora vejam: Yanko Design http://chocoladesign.c

Jovens portugueses ganham concurso internacional de design

Dupla de jovens portugueses vence concurso internacional de design, mas receia não ter oportunidades de emprego em Portugal. Lembram-se de na primária passarem mais tempo a desenhar do que a prestar atenção às aulas. Hoje, com 22 e 26 anos, Catarina Almeida Santos e João Pereira são os únicos portugueses vencedores do InteriorDeck Award, um concurso internacional para estudantes de design. "Ambos tínhamos competências para concorrer, a Catarina na categoria de ambientes e eu na do design industrial. Optámos por formar uma equipa, começar a esboçar, pensar nalgumas ideias e criar o projeto, mas não com a mentalidade de ‘vamos ganhar e ter aquele prémio'", conta ao Correio da Manhã João Pereira, estudante no IADE (Instituto de Arte, Design e Empresa), onde tem como colega Catarina Almeida Santos. Ambos frequentam ali mestrado, sendo que também ambos se licenciaram nesta casa académica. Tinham de desenhar um chalé para alguém que gostasse de passar férias no calmo ambiente