Avançar para o conteúdo principal

Design sustentável a concurso



A Fundação Banco Santander, em colaboração com a Universia, lança a V edição de TalentosDesign, um concurso idealizado para promover a criação de projectos sustentáveis e fomentar a relação entre sustentabilidade, criatividade e tecnologia entre os jovens. O único requisito para participar é ser um estudante de qualquer universidade, ou instituição de ensino superior e estar matriculado no ano académico 2012/2013. 

O concurso TalentosDesign, design sustentável, permite a participação nas modalidade de espaços e interiores, industrial ou produtos, gráfico, moda e têxtil ou design gráfico ou design digital. Tal como nas edições passadas, cada participante poderá apresentar duas obras por modalidade, até um total de dez por pessoa. Além disso, cada projecto deve ser acompanhado de uma ficha de inscrição que explique a obra, a técnica utilizada e a sua relação com a sustentabilidade.

A página criada para o concurso é www.talentosdesign.com, e os participantes terão de enviar uma foto, um vídeo ou um URL, de acordo com a modalidade escolhida. O prazo para inscrições é de 27 de Fevereiro a 6 Junho.

Depois de terminar o prazo de apresentação de projectos, previsto para 6 de Junho de 2013, os internautas poderão votar nos trabalhos apresentados no concurso até 11 de Junho. Dia 25 de Junho, serão publicados os 50 projectos mais votados, para serem expostos durante o Outono de 2013 no Cibeles Centro.

Entre as obras mais votadas, um júri formado por peritos de design, arte e sustentabilidade irá atribuir o prémio principal, que receberá 5.000 € brutos, e cinco segundos prémios de 2.500 € brutos cada um.

Na anterior edição de TalentosDesign, participaram mais de 5.300 estudantes de todo o mundo, autores de 1430 projectos, e contou com 12.283.930 páginas vistas e 5.315 usuários registados.

http://www.dopapel.com/index.php/noticias/312-design-sustentavel-a-concurso

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Inspiração: Design Industrial AJORÍ

O objectivo do design industrial é criar produtos melhores em termos de função e forma. O processo criativo é focado em ter a melhor solução de um modo holístico, pensando em tudo, desde os materiais até a produção, a embalagem e o uso. AJORÍ é um óptimo exemplo do mix de design industrial com artes e artesanato, uma tendência que vem crescendo muito. No post de hoje vou mostrar para vocês um óptimo exemplo de processo criativo por trás de produtos, vamos mostrar o projecto Ajorí.  Rascunhos "Nós observamos, descascamos e cortamos vários dentes de alho roxo. Ficamos impressionados com a elegância das linhas que definem a forma de cada dente, a textura peculiar da pele, a diversidade das formas. Assim, com esse formato em mente, apareceu na frente de nossos olhos uma bandeja com vários containers. Entre as diversas formas de design que gostaríamos de propor, esse estava se mostrando com a total clareza e funcionalidade que estávamos procurando: um galheteiro em forma

Novo Conceito: Ketchup Presser

Hum mm, nada melhor do que uma batatinha frita crocante com bastante ketchup no McDonald's! O drama, entretanto, começa quando: tentamos abrir a maldita embalagem do ketchup e não conseguimos tirar todo o ketchup da embalagem e colocamos o ketchup no papel da bandeja, local não muito higiénico com vestígios de tinta de impressão que pode ser tóxica. É impressionante como uma embalagem tão simples doo ketchup pode tornar-se tão complicada Já vimos como a Heinz solucionou alguns dos problemas envolvendo o condimento, e agora os designers Hwandong Lee, Myung Gyu Kim, Nari Lee & Taeno Yoon desenharam uma nova solução, o Ketchup Presser! Neste caso, a embalagem do ketchup é a mesma, sendo dificil existir uma solução para ela, mas no entanto  a embalagem das deliciosas batatinhas tem um vão para poder apertar e retirar todo o conteúdo do ketchup e um espaço especialmente reservado para o condimento de tomate. Ora vejam: Yanko Design http://chocoladesign.c

Jovens portugueses ganham concurso internacional de design

Dupla de jovens portugueses vence concurso internacional de design, mas receia não ter oportunidades de emprego em Portugal. Lembram-se de na primária passarem mais tempo a desenhar do que a prestar atenção às aulas. Hoje, com 22 e 26 anos, Catarina Almeida Santos e João Pereira são os únicos portugueses vencedores do InteriorDeck Award, um concurso internacional para estudantes de design. "Ambos tínhamos competências para concorrer, a Catarina na categoria de ambientes e eu na do design industrial. Optámos por formar uma equipa, começar a esboçar, pensar nalgumas ideias e criar o projeto, mas não com a mentalidade de ‘vamos ganhar e ter aquele prémio'", conta ao Correio da Manhã João Pereira, estudante no IADE (Instituto de Arte, Design e Empresa), onde tem como colega Catarina Almeida Santos. Ambos frequentam ali mestrado, sendo que também ambos se licenciaram nesta casa académica. Tinham de desenhar um chalé para alguém que gostasse de passar férias no calmo ambiente