Avançar para o conteúdo principal

Jovens portugueses ganham concurso internacional de design

Dupla de jovens portugueses vence concurso internacional de design, mas receia não ter oportunidades de emprego em Portugal.




Lembram-se de na primária passarem mais tempo a desenhar do que a prestar atenção às aulas. Hoje, com 22 e 26 anos, Catarina Almeida Santos e João Pereira são os únicos portugueses vencedores do InteriorDeck Award, um concurso internacional para estudantes de design.

"Ambos tínhamos competências para concorrer, a Catarina na categoria de ambientes e eu na do design industrial. Optámos por formar uma equipa, começar a esboçar, pensar nalgumas ideias e criar o projeto, mas não com a mentalidade de ‘vamos ganhar e ter aquele prémio'", conta ao Correio da Manhã João Pereira, estudante no IADE (Instituto de Arte, Design e Empresa), onde tem como colega Catarina Almeida Santos. Ambos frequentam ali mestrado, sendo que também ambos se licenciaram nesta casa académica.

Tinham de desenhar um chalé para alguém que gostasse de passar férias no calmo ambiente dos Pirinéus. Deram-lhes "apenas um mês e pouco", mas superaram o desafio e as próprias expetativas. "Um dos pontos chave da vitória deve ser o facto de o espaço estar muito virado para o exterior. A paisagem é belíssima e nós quisemos aproveitar sobretudo as janelas", explica Catarina Almeida, mestranda de Design de Produção de Ambientes.

Como prémio, os dois jovens portugueses terão o seu trabalho publicado em várias revistas internacionais de arquitetura e design, tanto em edições impressas, como em publicações online.

FALHAM RESPOSTAS A OFERTAS DE EMPREGO

O talento e dedicação levou-os a vencer o ‘InteriorDeck Award 2013', entre concorrentes de todo o mundo, no entanto, nem isso lhes garante emprego. "O design parece ser mais valorizado lá fora. Em Portugal respondemos todos os dias a anúncios e raramente sequer obtemos resposta". Um cenário, garante o mestrando de Design de Produção Industrial, diferente do que acontece no estrangeiro, onde "é mais fácil ter resposta a uma entrevista".

De uma maneira ou de outra, o certo é que ambos os vencedores acreditam no valor dos profissionais do design em Portugal, embora temam que o País não tenha condições para lhes dar um futuro. A emigração é, cada vez mais, uma hipótese. "A nossa área é bastante valorizada nos países orientais, mas se pudesse ficava na Europa, mais próximo de casa", desabafa Catarina.

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/lazer/cultura/jovens-portugueses-ganham-concurso-internacional-de-design

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Inspiração: Design Industrial AJORÍ

O objectivo do design industrial é criar produtos melhores em termos de função e forma. O processo criativo é focado em ter a melhor solução de um modo holístico, pensando em tudo, desde os materiais até a produção, a embalagem e o uso. AJORÍ é um óptimo exemplo do mix de design industrial com artes e artesanato, uma tendência que vem crescendo muito. No post de hoje vou mostrar para vocês um óptimo exemplo de processo criativo por trás de produtos, vamos mostrar o projecto Ajorí.  Rascunhos "Nós observamos, descascamos e cortamos vários dentes de alho roxo. Ficamos impressionados com a elegância das linhas que definem a forma de cada dente, a textura peculiar da pele, a diversidade das formas. Assim, com esse formato em mente, apareceu na frente de nossos olhos uma bandeja com vários containers. Entre as diversas formas de design que gostaríamos de propor, esse estava se mostrando com a total clareza e funcionalidade que estávamos procurando: um galheteiro em forma

Novo Conceito: Ketchup Presser

Hum mm, nada melhor do que uma batatinha frita crocante com bastante ketchup no McDonald's! O drama, entretanto, começa quando: tentamos abrir a maldita embalagem do ketchup e não conseguimos tirar todo o ketchup da embalagem e colocamos o ketchup no papel da bandeja, local não muito higiénico com vestígios de tinta de impressão que pode ser tóxica. É impressionante como uma embalagem tão simples doo ketchup pode tornar-se tão complicada Já vimos como a Heinz solucionou alguns dos problemas envolvendo o condimento, e agora os designers Hwandong Lee, Myung Gyu Kim, Nari Lee & Taeno Yoon desenharam uma nova solução, o Ketchup Presser! Neste caso, a embalagem do ketchup é a mesma, sendo dificil existir uma solução para ela, mas no entanto  a embalagem das deliciosas batatinhas tem um vão para poder apertar e retirar todo o conteúdo do ketchup e um espaço especialmente reservado para o condimento de tomate. Ora vejam: Yanko Design http://chocoladesign.c