Avançar para o conteúdo principal

Lisboa Design Show - FIL


Siemens e LxD selecionam 14 inovadores projetos de design


LISBOA – A organização do LxD – Lisboa Design Show, com o patrocínio da Siemens electrodomésticos e Turim Hotel e as parcerias celebradas com as empresas: ICEL, ITALBOX, INTERDESIGN, NORBANHO, SPAL e VILLA-LUMI já seleccionaram os vencedores do concurso HOME SWEET HOME by SIEMENS, que desenvolverá protótipo de peças de design originais. No total serão produzidas 14 novas peças, idealizadas por designers portugueses, que serão apresentadas pela primeira vez ao público e entrega de prémios aos vencedores, durante a realização do LxD – Lisboa Design Show, que decorrerá entre 9 e 13 de Outubro, na FIL, em Lisboa.
Mais de 30 designers responderam aos briefings da SIEMENS, ICEL, INTERDESIGN, ITALBOX, NORBANHO, SPAL PORCELANAS e VILLA-LUMI, candidatando-se com mais de 60 projectos ao concurso HOME SWEET HOME by SIEMENS, um concurso que se realiza pelo terceiro ano consecutivo e que tem como objectivo promover sinergias entre estes profissionais e o tecido empresarial.

Entre as peças vencedoras da 3ª edição do concurso HOME SWEET HOME by SIEMENS encontram-se peças originais e inovadoras, caracterizadas por uma qualidade conceptual excepcional, que o júri do concurso considerou viáveis para reprodução e eventual disponibilização no mercado num futuro próximo. É o caso do candeeiro de parede inspirado nos tradicionais azulejos portugueses, a linha de mobiliário inspirada na cidade de Tokia, a linha de iluminação Oliva de estilo Vintage, ou o expositor modular para cozinheiro que permite uma projecção da ação do profissional a uma ampla audiência, graças à integração de elementos multimédia.


Projectos vencedores do Home Sweet Home by Siemens
  • XLINE, Cristovão de Sousa
Com base no estudo de um correcto posicionamento da mão, a linha XLINE, de design vanguardista e minimal, permite um fácil uso e manuseamento do utensílio de cozinha, concentrando a sua forma e design na preocupação de um pegar ergonómico.

  • Cabine de Duche, by Domingos Ribeiro
Composta por duas peças de vidro temperado, a cabide de duche, idealizada pelo designer Domingos Ribeiro, tem a particularidade de adicionar uma área menor de tapete que serve de passagem para a área maior de duche.

  • TOKIO, by Cristovão de Sousa
A cidade de Tokio serviu de inspiração ao designer Cristovão de Sousa nesta colecção de linha de mobiliário, inspirada na sua cultura e estilo arquitectónico.
A forma quadrada simboliza a pureza e minimalismo, a forma redonda implementa características orgânicas comuns nas culturas asiáticas, e por fim o triângulo, que rompe com o tradicional através das suas linha obliquas. Todas estas formas conjugadas fazem esta linha ganhar silhuetas vanguardistas e originais mas o mesmo tempo mantém um aspecto minimal e funcional.

  • Poltrona, by Guilherme Almeida
Assente num design modular o banco puff criado pelo designer Guilherme Almeida funciona tanto em conjunto como individualmente, quer em ambientes domésticos ou mesmo públicos. A peça proposta nasce da junção de dois elementos comuns em zonas de estar – um banco e um puff – transformando-a assim numa poltrona que poderá ser personalizada e adaptada ao gosto do consumidor, essencialmente pela escolha do padrão e textura do puff, possibilitando diversas conjugações e adaptações visuais ao meio. Caracteriza-se como ‘uma peça autêntica, diferenciadora e, por ilação da pesquisa do estado da arte, uma solução única no mercado’.


  • WATERFALL, by Renato Costa
A linha Waterfall teve como inspiração a natureza e as suas formas orgânicas. Tendo como elemento predominante a água, a peça desenvolve-se nos padrões orgânicos formados pelas correntes, caracterizando a essência deste projecto. A pretensão do designer Renato Costa pssou por ‘criar algo friamente funcional e resistente, e igualmente distinto e apelativo’. Waterfall apresenta-se assim como um contraste entre a natureza e a cidade, a pureza das formas orgânicas e o mundo industrial, entre a água e a matéria.

  • Conjunto de Entradas, by Tiago da Silva
Esta gama de peças de ‘Entradas’ surge com o intuito de promover o próprio ato de servir entradas, com peças que se demarquem das demais, conjugando simplicidade e beleza, a fim de promover não só a arte de cozinhar como a degustação dos demais sabores.

  • Conjunto de pires e chávenas de café, Guilherme Almeida
Conjunto de pires e chávena de café, onde as preocupações no desenho da peça se centraram num balanceamento formal e numa simetria, que busca inspirações nos utensílios utilizados nos rituais asiáticos de preparação de bebidas quentes, que chegam a evocar questões espirituais e metafísicas, assentes num conceito de balanceamento e equilíbrio, uma vez que esta peça “obriga” a que o utilizador estabeleça uma relação bem mais profunda com a mesma, pela necessidade que tem de, ou segurar a chávena, ou de a pousar no pires de forma correcta.

  • aZuluZ, by Joana Martins
É uma peça de iluminação de requinte, inspirada na antiga tradição do azulejo Português que cobre, decorando e protegendo e, desta forma caracterizando a arquitetura as fachadas dos mais belos edifícios de várias cidades Portuguesas, particularmente do Norte, da qual o Porto é um exemplo peculiar. Esta peça pretende transportar um elemento intrínseco da tradição arquitetónica portuguesa para o de iluminação, num período em que o restauro e a defesa deste elemento (azulejo) ganhou o Grande Prémio Europa Nostra com o projecto SOS AZULEJO.
  • OLIVA Collection, by Daniel Pera



A colecção OLIVA é uma linha de luminárias inspiradas numa linguagem vintage que se assume nas suas diferentes tipologias, candeeiro de pé, suspensão, de mesa e de leitura.
As linhas e os materiais de OLIVA remetem uma abordagem revivalista e contemporânea ao mesmo tempo. A aliança do latão e do vidro torna evidente essa intenção. As cores escolhidas exploram também o lado vintage, ao conjugar o dourado do latão polido com o verde (oliva) da chapa.


Candeeiro Marie Antoinette, by Daniel Pera
O candelabro Marie Antoinette é caracterizado pela sua imponência e elegância. A transparência dos cristais aliada ao reflexo do dourado remete-nos para um ambiente luxuoso, sendo esse o segmento para qual é direccionado este candeeiro.
  • K-BOX, by Cristovão de Sousa
K-box (kitchen box) e um expositor modelar e multifuncional, projectado para ser um expositor para feiras com exposição de produtos em live cooking.
Por ser um expositores que se adapta a diferentes espaços, este apresenta um design contemporâneo minimal, fácil de transportar e com arrumação interior integrada. A K-box inclui forno e placa integrável, uma cuba para lavagem, espaço para confecção e empratamento de alimentos tendo ainda arrumos, caixote de lixo e gaveta para catálogos e acessórios.
  •  Expositor, by Daniel Pera
A elaboração deste expositor teve em conta o equilíbrio das linhas, a simplicidade de organização e uma economia de elementos. Estas características técnicas, aliadas à funcionalidade e versatilidade do produto permitiram chegar a uma solução multifuncional e modular, a qual permite a utilização deste expositor em diversos ambientes e em diferentes tipos de situação, desde a uma feira expositiva até a aulas de cozinha.


  • MobileKitchen, by Bruno Marques
MobileKitchen assume-se como um organismo modular e multifacetado onde a mobilidade, versatilidade e funcionalidade assumem-se como elementos de inovação e diferenciação. De linhas depuradas e retas MobileKitchen apresenta-se como uma solução de confeção e preparação de alimentos nas suas variadas categorias respondendo a diferentes necessidades e conceitos de cozinha.

  • Expositor, by Raul Pinto
É com uma geometria sinuosa e dinâmica que o expositor para feiras se apresenta com todo o enfoque no actor principal – o cozinheiro. Duas câmaras de filmar captam todos os movimentos e projectam em tempo real numa tela. O designer Raúl Pinto pretende com esta solução versátil, que privilegia os suportes multimédia, que a acção do cozinheiro não seja visionada meramente pelas pessoas na primeira fila mas que consiga abranger um público vasto.
Sobre o LxD – Lisboa Design Show
Organizado pela Fundação AIP, através da AIP – Feiras, Congressos e Eventos, a 4ª edição do LxD – Lisboa Design Show decorrerá na FIL, de 9 a 13 de Outubro, integrada na Intercasa Concept, que este ano se realiza em simultâneo com o SIL 2013 – Salão Imobiliário de Lisboa.

O LxD – Lisboa Design Show constitui-se como um evento de referência no panorama do Design nacional, promovendo a inovação e a criatividade nacionais, e posicionando-se como ponto de encontro da indústria, marcas, designers, arquitectos e decoradores. Trata-se de um plataforma de excelência para apresentação de propostas de mobiliário e acessórios, tendências de decoração e de projectos com conceitos criativos e inovadores nos diversos formatos: seminários, conferências e workshops. Este evento tem como principal missão promover o design enquanto disciplina e factor competitivo dos produtos e tecido empresarial.

http://local.pt/siemens-e-lxd-selecionam-14-inovadores-projetos-de-design/

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Inspiração: Design Industrial AJORÍ

O objectivo do design industrial é criar produtos melhores em termos de função e forma. O processo criativo é focado em ter a melhor solução de um modo holístico, pensando em tudo, desde os materiais até a produção, a embalagem e o uso. AJORÍ é um óptimo exemplo do mix de design industrial com artes e artesanato, uma tendência que vem crescendo muito. No post de hoje vou mostrar para vocês um óptimo exemplo de processo criativo por trás de produtos, vamos mostrar o projecto Ajorí.  Rascunhos "Nós observamos, descascamos e cortamos vários dentes de alho roxo. Ficamos impressionados com a elegância das linhas que definem a forma de cada dente, a textura peculiar da pele, a diversidade das formas. Assim, com esse formato em mente, apareceu na frente de nossos olhos uma bandeja com vários containers. Entre as diversas formas de design que gostaríamos de propor, esse estava se mostrando com a total clareza e funcional...

Estudante de design resolve problema dos guarda-chuvas destruídos em dias ventosos

Já lhe aconteceu a si, ou já viu alguém que num dia de chuva e vento simplesmente fica com o guarda-chuva do avesso e as varetas partidas, não restando outra alternativa senão depositá-lo no contentor do lixo mais próximo. A solução inventiva, com seis partes, passou pela utilização de folhas de aço dobráveis. O invento lembra a tecnologia atualmente utilizada no fabrico das pequenas tendas de campismo, mas o resultado parece convincente, pela simplicidade e robustez da estrutura, apesar do formato estranho.Mas, ainda com recurso às folhas de aço - semelhantes às dos tradicionais rolos de fita métrica (usados na construção civil e em carpintaria) –, Rodrigo Garcia Gonzalez, outro jovem estudante da mesma escola de artes, concebeu uma esfregona também dobrável.Ao contrário das tradicionais, esta criação tem a vantagem de poder ser guardada em pequenos espaços, como uma gaveta ou um pequeno armário, ao invés de ficar pendurada numa parede, atrás de uma porta ou no próprio balde na...

O Começo...

Olá  O meu nome é Lara Moreira, sou estudante do curso de Design e recentemente, no âmbito da disciplina de Computação Multimédia e Interactividade, foi-me pedido elaborar um Diário Digital. Como tal, criei este blogue sobre algo que em certa parte me identifica, pois ao longo Curso de Design eu senti dificuldade em ultrapassar este obstáculo. Por isso para ajudar e incentivar todos aqueles que em qualquer projecto de Design, sentem dificuldades em encontrar um conceito/ palavra chave , este blogue tem como objectivo servir de incentivo e inspiração para futuros e actuais designers. Deste modo blogue mostra dicas, ideias e metodologias como forma de solucionar um problema para muitos que é: O CONCEITO.